Weby shortcut

Linhas de Pesquisa

Por Thimoteo Cruz Atualizado em 12/02/19 09:50.

1 - Cultura, linguagens e ensino de história

 

A proposta desta linha é pensar como a realidade histórica é dada a ler nos processos educativos. Propomos observar a realidade do ensino de história e de humanidades por meio dos indícios presentes nos mais variados suportes documentais e testemunhos, com base em suas representações (discursivas e imagéticas) pelas quais os indivíduos, conforme suas sensibilidades, identidades de gênero e de geração expressam a si e ao mundo, por meio de códigos construídos socialmente. Propomos pensar os processos de ensino-aprendizagem como constituintes de um imaginário cuja construção coletiva abrange todo o campo das linguagens e das experiências humanas. Objetivamos compreender os discursos que sustentam o ensino, suas historicidades, suas práticas cotidianas, suas políticas institucionais e os modos como são apropriados pelos sujeitos que transmutam este saber em novas práticas e representações. Visamos à formação de um professor – pesquisador que intervenha de forma transformadora na realidade.

Docentes linha 1

Docentes Lattes E-mail
Dr. Getúlio Nascentes da Cunha

http://lattes.cnpq.br/7799787663149913

getulioncunha@gmail.com
Dr. Ismar da Silva Costa

http://lattes.cnpq.br/0676012960180125

ismarcostago@yahoo.com.br
Dr. José Luis Solazzi

http://lattes.cnpq.br/8633725753223725

jlsolazzi@gmail.com
Dra. Marcia Pereira dos Santos

http://lattes.cnpq.br/6045228094757678

marciasantoss@gmail.com
Dra. Regma Maria dos Santos

http://lattes.cnpq.br/4591232218488386

regma.santos@gmail.com
Dr. Rogério Bianchi de Araújo

http://lattes.cnpq.br/6520980170625887

rbianchidearaujo@gmail.com
Dr. Valdeci Rezende Borges

http://lattes.cnpq.br/0857773389440773

valdecirezborges@gmail.com

 

2 - História, sociedade e práticas educativas

 

O objetivo desta linha é instrumentalizar professores para refletirem sobre os espaçosocupados pelas práticas educativas formais e informais nas disputas colocadas no contextode diferentes dinâmicas de funcionamento da sociedade em diversos espaços etemporalidades, a partir de uma perspectiva que considere múltiplas dimensões da existênciasocial, tais como: de classe, de gênero, étnicas e religiosas, lidando com os diferentes tiposde registros da memória social e partindo de um pressuposto que pensa as relaçõesconstituintes desta dinâmica como relações políticas. Refletir sobre como a educaçãoparticipa nas disputas estabelecidas nas relações diárias de luta pela sobrevivência, naslutas acerca de valores e costumes, nas diferentes formas de organização dos vários setoressociais e também nas formas de organização do estado, desvelando problemas e projetosintrínsecos aos modos de educar.

Docentes linha 2

Docentes Lattes E-mail
Dr. Cláudio Lopes Maia 

http://lattes.cnpq.br/9378173702157899

maiaclaudio@yahoo.com.br
Dra. Eliane Martins de Freitas

http://lattes.cnpq.br/4342606698698331

emartinsdefreitas@gmail.com
Dra. Jeanne Silva

http://lattes.cnpq.br/8528187665285090

sjeanne992@gmail.com
Dra. Lilian Marta Grisolio Mendes

http://lattes.cnpq.br/7974584734106832

lilian.grisolio@gmail.com
Dr. Luiz Carlos do Carmo

http://lattes.cnpq.br/7511773319026947

lzcarmo.lz@gmail.com 
Dra. Luzia Marcia Resende Silva

http://lattes.cnpq.br/6942867007882553

luziamarcia.ufg@gmail.com
Dr. Paulo Cesar Inácio

http://lattes.cnpq.br/7919002505765437

paulocesarinacio.ufg@gmail.com